• Home
  • Notícias
  • Um passeio interativo pelo universo da Língua Portuguesa

Um passeio interativo pelo universo da Língua Portuguesa

14 de setembro de 2015

museulpNo dia 1 de setembro, os alunos das turmas de 8°ano visitaram o Museu da Língua Portuguesa, que tem como objeto um patrimônio que pertence a todos nós: a língua. Esse patrimônio é imaterial – nossa língua é viva. Por isso, a visita ao museu está ligada não à mera contemplação, mas a uma imersão nesse universo de palavras.

De lá saímos com uma maior dimensão da riqueza da língua e de tudo o que ela pode produzir. Entre essas manifestações, temos a poesia, tema de estudos do 8° ano. E que melhor forma de começar do que “penetrando surdamente o reino das palavras”?

Carolina de Carvalho Vendramini- Professora de Língua Portuguesa.

Confiram abaixo os depoimentos de duas alunas sobre essa saída:

“A ideia de sairmos para o Museu da Língua Portuguesa, no início, foi para muitos algo entediante. Mas ao voltarmos para a escola e discutirmos sobre a excursão, estávamos muito mais satisfeitos do pensamos que estaríamos. A forma como o museu expôs a história da língua portuguesa, envolvendo as pessoas em jogos, curta metragens e tecnologias, foi algo muito bem elaborado, conseguindo gerar um interesse nos visitantes de todas as idades, desenvolvendo um aprendizado de uma nova maneira.”
Marina Mai Ueki Nakaya, 8°C

“Palavras. No teto, nas paredes, no chão… Em todo lugar. Desde o elevador, poemas e textos são recitados. No filme, aprendemos sobre suas origens até a tela do cinema abrir e a melhor parte começar. Projeções de luz no teto demonstravam poemas de todos os tipos e tempos. Em seguida, fomos a um corredor, em que todos os textos recitavam estavam escritos nas paredes. O corredor deu em um grande espaço cheio de totens, que mostravam que as palavras se originaram de outras línguas.”
Mika Uehara De Luca, 8°A

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn