Um dia no Zoo

5 de julho de 2013

Um animado passeio pelo Zoológico de São Paulo proporcionou aos alunos do 4º ano uma oportunidade diferenciada de estudo de conteúdos específicos de várias disciplinas como Artes, Biologia, Geografia, História e Língua Portuguesa.

Em contato com a natureza, nossos pequenos pesquisadores reconheceram hábitos e outros aspectos dos animais por meio de atividades como descrições textuais, desenhos de observação, elaboração de itinerários, registros fotográficos e entrevistas.

Mas a proposta pedagógica deste trabalho não se resume à saída simplesmente, há outras atividades envolvidas para que as situações de ensino sejam integradas e a aprendizagem tenha mais qualidade.

Assim, antes mesmo da partida, cada turma planejou a visita, definindo o trajeto a ser realizado e os animais a serem registrados, em um exercício que envolve o conhecimento multidisciplinar, sob a orientação das professoras.

E para finalizar, no retorno às aulas, organizaram os dados e os registros para a elaboração de fichas, que permitiram o compartilhamento de informações e a montagem de uma obra conjunta de todas as turmas. Uma etapa importante para o desenvolvimento da responsabilidade dos alunos e dos grupos e do trabalho em equipe.

Confira algumas fotos gentilmente cedidas pela professora Sônia Reigado (4º A).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn