• Home
  • Notícias
  • Turma de ensino fundamental simula eleição municipal

Turma de ensino fundamental simula eleição municipal

30 de outubro de 2017

Alunos dos 4º anos escolhem candidatos a prefeito e criam planos de governo para simular eleição. A atividade faz parte do estudo de administração de um município visto em sala de aula. A Professora Rosália Filomena Delli Paoli Motta do 4ºA explica as fases do projeto e as estratégias adotadas.

eleição prefeito“Administração municipal foi o assunto de estudo das turmas de 4º ano durante todo o mês de setembro, em geografia, e para ilustrar o tema foi elaborada uma atividade onde os estudantes deveriam eleger um novo prefeito para o município onde vivem.

Primeiramente as salas foram organizadas em diferentes grupos para que decidissem os candidatos e o nome dos partidos políticos. Os demais integrantes do grupo tiveram que criar projetos que favorecessem a população do município onde vivem desempenhando o papel de secretários municipais.

Eles pesquisaram e criaram um plano de governo, indicando cinco ações principais que gostariam de realizar. Cada grupo elaborou alguns cartazes explicando essas cinco propostas de ações e os espalharam pelo colégio.

A eleição ocorreu com o uso de uma urna eletrônica e a aluna Ana Mayumi Tagusagawa do 4ºA foi eleita com 35,38% dos votos.

Ana Mayumi

Com esta atividade, os alunos vivenciaram o que é ser cidadão e cidadã e a sua importância dentro de uma democracia. Presenciaram situações polêmicas sobre a autenticidade das promessas e do seu cumprimento. E puderam aprender na prática que a política deve ser encarada de forma séria e honesta.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn