scratch (16) (1024x683)Cada vez mais as tecnologias que envolvem o uso de softwares e aplicativos ajudam no desenvolvimento da capacidade criativa e de autoria das crianças. E foi pensando na facilidade que os jovens possuem para comunicar, navegar e interagir na web que decidimos incentivar que nossos alunos usem o ensino de programação em alguns projetos na escola, deixando de serem meros consumidores de tecnologias e se tornando produtores.

O Scratch é uma linguagem de programação educacional desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts com o intuito de ensinar programação para crianças a partir de oito anos. A técnica permite a criação de animações, simulações, jogos e histórias animadas, entre outros, e é muito fácil para aprender.

Assim, no final do ano passado, nossos professores do Ensino Fundamental I participaram de um curso de formação sobre e o tema e se capacitaram para que a partir deste ano pudessem aplicar a tecnologia para complementar as aulas dos alunos dos 4º e 5º anos, tornado o ensino muito mais atraente e motivador.

Mas ampliamos a divulgação do scratch para alunos dos 6º e 7º anos e também para familiares e amigos durante o Scratch Day, um dia especial onde scratchers se reúnem em eventos diferentes ao redor do mundo para compartilhar conhecimentos sobre o tema. O Scratch Day 2014 foi realizado em 17 de maio, quando promovemos palestras e oficinas para socializar os conceitos e os alunos aproveitaram o dia para apresentar suas primeiras produções.

O Scratch Day no Centro Educacional Pioneiro foi uma ação do Laboratório de Tecnologia Educacional, sob a coordenação da professora Elaine Rocha Sobreira e com apoio de Eva Ono Yamamoto, Olavo Ito e Débora Sebriam. Participaram do evento os professores convidados Verônica Gomes dos Santos, Edson Sobreira e Olga Takinami.

Confira a produção de nossos alunos clicando aqui.

scratch day projetos

E as produções criadas pelos participantes da oficina do Scratch Day aqui.

Veja também o registro fotográfico de alguns momentos do evento!