redacao_biologia (2)O curso de redação do Ensino Médio visa ao aprimoramento da habilidade escritora dos alunos para a vida acadêmica e social, além da situação de vestibular, em que a redação tem tanta relevância. Para tanto, o programa do 1° ano está, em grande parte, voltado para os aspectos da coesão e da coerência, fundamentais para um bom texto. O exercício desses aspectos permite ao aluno escrever de modo lógico, com uma linha de raciocínio bem definida, o que contribui, inclusive, para um modo de pensar mais encadeado e bem articulado.

Esse tipo de competência é necessário para a construção mais sólida do conhecimento na medida em que colabora para o estabelecimento de relações entre as ideias e conceitos. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi realizada uma parceria entre as disciplinas Redação e Biologia, muito produtiva para ambas e, especialmente, para os alunos.

redacao_biologia (3)Esse trabalho conjunto se deu pela realização de atividades de produção de texto sobre conhecimentos da Biologia. Assim, os alunos poderiam estabelecer relações mais profundas entre os conceitos, já que haveria necessidade de explicá-los em um texto, de modo articulado. Por outro lado, também poderiam inserir conteúdo em suas redações, trabalhando elaboração de raciocínio por meio da linguagem com maior sentido.

O resultado foram produções interessantes e bem embasadas em conceitos de Ecologia. Desse modo, além da compreensão e domínio técnico de conceitos, os alunos tiveram a oportunidade de dissertar sobre e conectar os aspectos trabalhados em Biologia. O trabalho proporcionou, sobretudo, uma visão integrada das disciplinas por parte dos alunos, enriquecendo seus olhares e preparando-os para o mundo.

Confira dois exemplos dessa construção do conhecimento:

Carolina Vendramini – Professora de Língua Portuguesa e Redação
Anita Del Guercio – Professora de Biologia