• Home
  • Notícias
  • Alunos do curso de Oficina Literária criam podcasts

Alunos do curso de Oficina Literária criam podcasts

10 de novembro de 2016

Na Oficina Literária os alunos tem contato com as mais diversas formas de produção textual, e dessa vez, eles ouviram, pesquisaram, escreveram e editaram um podcast.

O que é um podcast?

Um podcast é uma gravação digital de uma transmissão de rádio ou programa similar, gratuita, disponibilizada na internet para download para um reprodutor pessoal de áudio, como um MP3. Em outras palavras, trata-se de um arquivo de áudio digital que é criado, compartilhado e ouvido. Os podcasts podem vir na forma de vídeos, que são conhecidos como vodcasts. A grande novidade sobre os podcasts é que eles podem ser ouvidos ou assistidos em qualquer lugar e a qualquer tempo e com equipamentos diferentes, como um computador ou um celular. Os podcasts são programas de rádio personalizados gravados em MP3 e disponibilizados na internet. Os podcasts são gerados em episódios, e uma vez que a pessoa tenha assinado para receber podcasts de um determinado canal, eles são disponibilizados automaticamente, como uma revista por assinatura.

Processo de criação

Primeiro os alunos ouviram um programa, de um canal chamado Scicast, sobre os jogos olímpicos. Depois de identificar e perceber a importância de cada elemento desse novo gênero, foi a vez de ler um roteiro de podcast.

Esse roteiro deu origem ao nosso projeto, no qual inicialmente os alunos pesquisaram (e muito) sobre um tema de seu interesse. Montada a pesquisa, foi a hora de escrever o roteiro. Cada grupo montou e escreveu um programa completo, de aproximadamente dez minutos. Roteiro montado, efeitos sonoros definidos, o setor de Tecnologia Educacional entrou em ação! Os alunos tiveram a oportunidade de gravar seus programas e também de editar. Que tal prestigiar o trabalho dos nossos alunos? Aqui você pode ouvir os quatro podcasts!

Débora Amorim – Professora de Língua Portuguesa

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn