• Home
  • Notícias
  • Pioneiro realiza encontro de cocriação para falar de Cidadania Digital

Pioneiro realiza encontro de cocriação para falar de Cidadania Digital

8 de março de 2018

Pais, alunos e professores participam de um workshop de Design Thinking para levantar os desafios da sociedade digital

DT e Ética Digital1As novas gerações já nascem conectadas a todo tipo de dispositivo digital!

Estamos preparados para orientar o uso que crianças e adolescentes fazem das tecnologias e mídias sociais?

A sociedade digital e os avanços tecnológicos dos últimos anos impõem novos desafios às escolas e aos pais no que diz respeito a Ética e a Cidadania Digital. Situações como cyberbullying, racismo, preconceito, perseguição, violência, chantagem, exposição não autorizada não são estranhas à maioria das crianças e adolescentes que estão online, segundo as pesquisas mais importantes realizadas no país.

O Pioneiro acredita que é preciso trabalharmos juntos para uma internet mais positiva e segura. Para isso, organizamos um workshop para levantar desafios e prototipar caminhos para cidadania digital. Afinal, um projeto pensado pela escola, família e alunos tem muito mais força, não é mesmo?

A equipe de Tecnologia Educacional do Pio trabalha com o tema desde o ano de 2011 e já organizou diversas atividades com a comunidade escolar. Dessa vez, a equipe preparou uma oficina que usou a abordagem do Design Thinking (DT), que busca criar uma cultura de inovação centrada no ser humano e vem sendo utilizada nas mais diversas áreas, de negócios ao terceiro setor e tem por objetivo estimular um processo de cocriação na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas envolvidas.

Ao encarar os temas e problemas cotidianos como desafios, é possível pensar em oportunidades que levam a soluções criativas. Dessa forma, o encontro foi pautado por intensa troca e colaboração entre os participantes que levantaram desafios, praticaram a empatia e levantaram ideias para futuras experimentações.

De acordo com Débora Sebriam, coordenadora de Tecnologia Educacional, esse tipo de encontro potencializa os laços e o compromisso de escola e famílias para caminharem juntas em questões tão importantes e que permeiam a vida de jovens e adultos. Para ela, é preciso falar sobre cidadania digital e as questões relacionadas a ela devem estar integradas ao currículo escolar.

O próximo desafio do colégio será por em prática as ideias trazidas pelos participantes e trabalhar o refinamento das soluções em colaboração.

Quanto mais compartilhamos ideias, mais ideias geramos 😉

Confira as fotos do workshop, aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn