• Home
  • Notícias
  • Pioneiro Digital: incentivo à produção de REA na educação básica

Pioneiro Digital: incentivo à produção de REA na educação básica

18 de março de 2015

A Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA) são conceitos cada vez mais difundidos no mundo da educação. Diversas iniciativas se multiplicam no Brasil e no mundo incentivando práticas de colaboração e compartilhamento de conhecimento. Fazem parte desse movimento grandes universidades, governos, ONGs e algumas escolas de educação básica.

Cunhado pela Unesco em 2002, o termo Recursos Educacionais Abertos traz o pressuposto de que materiais para a educação podem ser utilizados, alterados, remixados e compartilhados livremente por todas as pessoas. São livros, artigos, softwares, games, planos de aula, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens, resenhas compreendidas como commons – criados com base no que outros produziram, e algo do qual, outros podem se beneficiar. Para tanto, são licenciados de maneira flexível, permitindo o acesso de todas as pessoas.

O Centro Educacional Pioneiro é um colégio que tem como tradição a produção de materiais pelo seu corpo docente e acredita na democratização do acesso ao conhecimento para todos. Dessa premissa nasceu a ideia do Pioneiro Digital, um repositório institucional para compartilhar os recursos educacionais produzidos por nossos professores e alunos, um espaço privilegiado para valorizar a produção da nossa comunidade escolar.

Pioneiro Digital

O Pioneiro tem como prática o estímulo à produção de materiais por parte dos alunos. Nossos primeiros REA foram criados em 2012 em um projeto piloto com os alunos do ensino médio aproveitando a dinâmica do trabalho coletivo que culminam na elaboração de catálogos, livros de contos e instalações. Os alunos foram responsáveis pela produção de todo o material e cada grupo decidiu a licença de uso do seu material.

O Pioneiro Digital foi concebido como um recurso educacional aberto e redesenhado a partir de projetos já estabelecidos como Escola Digital, REA Dante e Porto OEC, um conceito hoje conhecido como remix. Para manter a proposta de ser um recurso aberto foi utilizada a plataforma WordPress, que é um software livre. Todos os materiais disponibilizados possuem uma licença aberta do Creative Commons, uma alternativa ao “copyright” que garante o direito autoral e algumas liberdades aos usuários finais que são definidas pelo próprio autor. Para garantir a facilidade de uso, a pesquisa pode ser feita por palavras-chave, tipos de mídia, ou busca combinada com diversos filtros que podem ser selecionados de forma combinada para que você refine a sua pesquisa.

O nosso desafio agora é envolver toda a nossa comunidade escolar para colaborar não somente com o crescimento do repositório, mas também com o crescimento de uma cultura de colaboração e a compreensão de que o conhecimento é um bem cultural da humanidade e deve ser compartilhado.

Sejam todos bem-vindos para criar, usar, remixar e compartilhar! Acesse: www.pioneiro.com.br/pioneirodigital

Equipe de Tecnologia Educacional

Este post possui licença CC-BY que permite ao usuário copiar, distribuir, remixar, transformar e criar a partir do material

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn