Com o objetivo de avançar cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem, Pioneiro expande parceria com empresa de tecnologia educacional para alunos do 5º ao 9º ano

A tecnologia caminha a passos largos na direção de oferecer ferramentas que permitam tornar o aprendizado cada vez mais sob medida. Afinal, se cada aluno tem uma forma individual de aprender, por que não investimos em várias estratégias de ensinar? Por que não valorizar as diferenças em vez de investir a uniformização? É com esse propósito que o PIO expandiu o uso das chamadas plataformas adaptativas para as turmas de 5ºs, 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos.

Para colocar em prática esse minucioso trabalho, o PIO estabeleceu, há seis anos, uma parceria com uma empresa especializada em tecnologia educacional, a Geekie. Por meio dela foi possível identificar falhas em conteúdos e impulsionar ainda mais o desempenho dos alunos do Ensino Médio. Na plataforma, os alunos têm acesso a conteúdo, exercícios e também a simulados que visam a preparação para o ENEM e demais vestibulares.

Com a prática, transformou os dados adquiridos por meio do mapeamento de habilidades individuais em resultados fascinantes: os dados permitiram não só mapear dificuldades, como adequar os exercícios e até sugerir abordagens personalizadas.

“Agora, com essa experiência, sentimos que era possível expandir esse diagnóstico para o Ensino Fundamental”, disse o professor Álvaro Vieira, coordenador do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. “O propósito de começar mais cedo é identificar os pontos fortes, trabalhar para corrigir possíveis defasagens e evitar que as falhas se acumulem ao longo da vida acadêmica”, afirmou.

A avaliação por uma empresa externa também permite comparar o desempenho do Pioneiro com outras escolas particulares e constatar o que, na prática, já sabíamos: o nível acadêmico dos nossos alunos está muito acima da média. “Nosso objetivo é melhorar sempre, mas nos conforta o fato de que estamos desenvolvendo um bom trabalho”, disse o coordenador, ao anunciar que os alunos receberão seus resultados individuais nos próximos dias.