Parceria: estudantes auxiliam na revisão de livro

12 de junho de 2015

LIvros_doação (1)O trabalho com a literatura vai além do contato com o texto final e suas imensuráveis possibilidades. Valorizando o caminho editorial da ideia à impressão, nos perguntamos: é um trajeto de idas e vindas? Podendo responder: Certamente sim, já que lida com um processo complexo de produção, principalmente quando trata de tradução.

Citamos Monteiro Lobato em uma famosa reflexão acerca do assunto:

“A luta contra o erro tipográfico tem algo de homérico. Durante a revisão os erros se escondem, fazem-se positivamente invisíveis. Mas, assim que o livro sai, tornam-se visibilíssimos, verdadeiros sacis a nos botar a língua em todas as páginas. Trata-se de um mistério que a ciência ainda não conseguiu decifrar.”

É muito importante reconhecer parcerias para dar sentido social ao que se trabalha em sala de aula. Como aconteceu entre o Pioneiro e a Editora Revan.

Em 2014, nas aulas de Língua Portuguesa, as turmas de 7º ano perceberam “um saci” no livro As Mil e Uma Noites. Desde lá, em uma relação de respeito e cuidado entre estudantes, professor e editores, conversas por mensagens eletrônicas foram trocadas para resolver a questão.

E agora, no início de 2015, os contos maravilhosos das Mil e Uma Noites continuarão encantando seus leitores com uma nova edição.

Em um elogiável ato de retribuição a Editora Revan doou exemplares para os estudantes envolvidos (hoje no 8º ano), para a biblioteca do Pioneiro e para o professor.

Assim, confirmamos as reais relações entre escola e sociedade.

Professor Francisley da Silva Dias – Língua Portuguesa e Redação

LIvros_doação (2)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn