Orquestra apresenta a magia dos sons

24 de junho de 2016

orquestra-2A orquestra foi um conteúdo trabalhado em sala de aula nas turmas 4º e 5º anos para mostrar aos alunos a diversidade dos sons, a escuta atenta dos timbres, a organização dos músicos e a importância de um público preparado para ouvir.

Conhecer a organização estrutural de uma orquestra ajuda a perceber e relacionar a questão da forma, tamanho e material que diferenciam o som em sua produção.

Iniciamos vendo e ouvindo vídeos de várias orquestras pelo mundo e suas características e adotamos livros paradidáticos relacionados ao tema:“A orquestra tin tin por tin” (4º ano) e “As fábulas de Leonardo da Vinci com a orquestra de fundo” (5º ano).

De forma minuciosa, os alunos foram entendendo e pesquisando os sons dos instrumentos. Feita esta primeira fase de preparação e estudos, a segunda parte foi uma saída de Estudo do Meio para conhecer o trabalho da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (Maestrina Silvia).

Foi encantador ouvir uma orquestra in loco. E essa orquestra em especial mostrou a música orquestral de forma lúdica e gostosa, incentivando os alunos a participar ativamente da apresentação.

A encontro com a orquestra teve início com uma demonstração de que a música tem sua origem em nós mesmos, com as batidas do nosso coração. Depois apresentaram uma composição própria, explicando os vários tipos de música que mexem com nossas emoções e imaginação. Na sequência mostraram três peças famosas e conhecidas, usando o teatro para revelar a história que tinha dentro daquelas músicas. Por fim escolheram alguns alunos para reger a orquestra, uma experiência sem dúvida marcante.

orquestra

Os alunos saíram impressionados e vieram conversando sobre experiência na volta para a escola.

A continuidade deste trabalho será uma montagem de uma orquestra gigante com alunos das turmas de 5º ano, que se apresentará na mostra cultural de 2016.

Foi uma experiência muito linda. Especialmente para mim como realizadora, vendo as crianças fascinadas com os sons que estavam ouvindo, como se naquele momento tivessem mergulhado no mundo mágico dos sons.

Elisabete Tae Kuwano Koga – Professora de Música.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn