O projeto sobre Astronomia do 1º ano D

9 de março de 2016

astronomia_1anoUm interessante projeto sobre astronomia marcou o início das atividades que envolvem as aulas de história, geografia e ciências das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é inspirar o aluno e despertar a sua curiosidade, incentivando-o a novas descobertas e abrindo os horizontes da construção do conhecimento.

Em um primeiro momento, fizemos uma roda e elaboramos um cartaz sobre o que os alunos gostariam de saber e o que já sabiam sobre o tema. Depois solicitamos a realização de uma pesquisa junto à família, sobre diversos elementos ligados ao assunto, estimulando o aluno a combinar leituras, observações e registros, para coleta, organização e discussão de fatos e informações.

As crianças trouxeram materiais impressos e livros. O aluno Eduardo Kubota trouxe a gravação de episódio de um desenho animado que abordava o planeta Saturno e decidimos vê-lo em na sala de áudio com toda a turma reunida, convidando também os alunos do 1º ano E  para compartilhar as informações entre as turmas.

Durante as aulas sobre astronomia, sorteamos duas crianças para mostrarem suas pesquisas e falarem sobre o que aprenderam ao realizá-las. Em seguida, li as informações trazidas para a sala e abri um espaço para discussões, tornando o trabalho mais rico e significativo.

Todos participaram ativamente. A aluna Natalia F. Casal de Rey, por exemplo, fez uma pequena maquete com isopor para representar o Sistema Solar e fez uma brilhante apresentação sobre os astronautas para os seus amigos.

O projeto continuará sendo desenvolvido até o final do trimestre, com propostas nas quais os alunos poderão fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre os conteúdos abordados, identificando algumas formas de passagem do tempo e relacionando com os acontecimentos do dia-a-dia.

Professora Carla Figueira – 1º ano D

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn