O olhar da criança para o ambiente compartilhado da escola: Reconhecimento de espaços pedagógicos

“A escola é um ambiente que proporciona interação entre as crianças e onde se formam vínculos sociais e de aprendizado. É na escola que a criança compreende as relações que se estabelecem na sociedade e sente-se parte da mesma.

Considerar que todos os espaços escolares são espaços pedagógicos é um caminho para que a criança perceba que este ambiente lhe pertence, trazendo conforto e segurança para seu desenvolvimento social e cognitivo.

Com o intuito de conhecer melhor os ambientes escolares, os alunos dos primeiros anos fotografaram estes espaços. Assim, cada criança registrou seu ângulo e seu ponto de vista, percebendo que em cada espaço se realizam atividades diferenciadas, mas que em todos eles, seus saberes são colocados em jogo. Sendo assim, há a necessidade de conservação e respeito a estes espaços, pois todas as crianças usufruem dos mesmos e têm o compromisso de cuidá-los.

Esta atividade também vai ao encontro dos estudos realizados sobre Dona Michie Akama, fazendo com que as crianças refletissem sobre alguns pontos históricos da origem da escola em que estudam. Passaram a compreender que a cada ano há modificações estruturais e que estas são pensadas para tornar o ambiente mais agradável, acolhedor e facilitador de novas aprendizagens.”

Sandra Graciela Hack Weidle – Professora do 1° ano C