O Centro Educacional Pioneiro é fruto do sonho de Dona Michie Akama, obra que é o importante legado que ela deixou para a sociedade. Por isso a data escolhida para celebrar o nosso Dia da Escola não poderia ter sido outro senão o dia do nascimento desta notável educadora: 18 de setembro.

Anualmente comemoramos a ocasião promovendo eventos e homenagens, que em 2016 foram organizados durante a semana de 19 a 23 de setembro. Aqui apresentaremos um pequeno resumo dessas ações.

Segunda-feira, 19 de setembro

Kunihiko Bonkohara, Takashi Morita e Junko Watanabe

Kunihiko Bonkohara, Takashi Morita e Junko Watanabe

Encontro com três convidados muito especiais: Junko Watanabe, Kunihiko Bonkohara e Takashi Morita, sobreviventes da tragédia de Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Os três imigrantes japoneses vieram compartilhar suas histórias de vidas, uma conversa que gerou uma reflexões sobre temas como as guerras, as relações sobre as nações e a energia nuclear e seus perigos. Sem dúvida uma experiência enriquecedora para todos.

Terça-feira, 20 de setembro

Cerimônia oficial do Dia da Escola, com um breve discurso sobre a vida e o trabalho de Dona Michie Akama e uma apresentação musical dos alunos alunos das turmas de 4º e 5º anos (canção “Furosato”). Realizada nos períodos da manhã e da tarde.

abertura-1

abertura-2

abertura-3

Oficinas de uma técnica de adesivagem, nas quais participaram alunos de todas as turmas, professores, coordenadores e demais funcionários. O objetivo foi o treinamento para a produção de uma instalação artística coletiva que será executada na escola, orientada pela artista plástica Marli Takeda.

adesivagem (2)

adesivagem (1)

Fórum de discussão “Escola sem partido”, promovida para os alunos do Ensino Médio.

escola-sem-partido (2)

escola-sem-partido (1)

Quarta-feira, 21 de setembro

Distribuição de docinhos em homenagem ao Dia da Escola.

docinho

Palestra “A ONU e as relações políticas internacionais”, com o cientista político Heni Ozi Cukier. Para alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Palestra-ONU

Heni

Divulgação dos resultados e premiação do “I Concurso de Redação”.

concurso-redacao

Homenagem na Praça Dona Michie Akama, organizada por representantes da Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama.

dia-da-escola

Sexta-feira, 21 de setembro

Execução da instalação artística coletiva, sob orientação da artista plástica Marli Takeda.

adesivagem2  adesivagem

Nos próximos dias destacaremos algumas dessas ações do Dia da Escola com mais detalhes. Acompanhem!