O desenho científico no estudo das proporções

25 de maio de 2016

desenho-cientificoQuando se fala em desenho, a associação mais comum que fazemos é ao trabalho artístico, seja ele profissional ou não. Mas o desenho poder ter outras aplicações, inclusive nas ciências.

E foi pensando em apresentar a modalidade de desenho científico para seus alunos das turmas de 7° ano que a professora Marília Duarte decidiu propor uma atividade bem diferente: fazer um desenho de um objeto encontrado na própria sala de aula, no caso um ventilador.

Assim eles desenharam o objeto obedecendo as proporções de cada parte dele, como o comprimento e a grossura da haste, o tamanho das hélices e da base e a altura relativa do botão de liga/desliga.

“O objetivo não era produzir uma obra de arte ou um desenho maravilhoso, mas sim fazer com que eles aprendessem a representar um objeto respeitando as suas proporções”, explica Marília.

A experiência teve sequência com uma segunda atividade semelhante, mas desta vez no laboratório, onde eles trabalharam o desenho científico de peixes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn