O carteiro chegou!

28 de setembro de 2014

Para iniciarmos o trabalho com o livro “O Carteiro Chegou”, conversamos sobre a importância dos meios de comunicação e adotamos as cartas como foco da discussão.

Comentei com os alunos que a carta é considerada o meio de comunicação mais antigo do mundo e que antigamente as pessoas se comunicavam dessa forma. Outros meios de comunicação foram levantados pelos alunos, como o telefone, o rádio, a televisão, o celular e a Internet.

A conclusão da nossa conversa foi que os meios de comunicação são utilizados entre  as pessoas de diferentes pontos do planeta e que agora, com a evolução tecnológica, tudo se resolve por meio do computador.

A segunda etapa do trabalho foi uma pesquisa sobre a profissão do carteiro. Cada aluno comentou sobre sua pesquisa na roda de conversa. Muitas perguntas, dúvidas e curiosidades surgiram.

Como a carta era algo muito longe da realidade dos alunos, resolvi enviar uma carta para eles e o carteiro chegou com a carta. Foi uma surpresa para todos.

Os alunos olharam o envelope, o selo, o carimbo do correio, o destinatário e o remetente. A curiosidade só aumentava… Abrimos o envelope e escutei um coro: “Professora, posso ler?”

Lemos atentamente a mensagem. A cada sorriso ou palavra, pude perceber a satisfação de cada um ao receber e ler a carta que enviei.

Professora Cássia Santos – 1 º ano B.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn