09_mercadoOs alunos do 2º A participaram de uma aula de matemática muito divertida. Simulando um mercadinho na sala, eles puderam aprender conceitos úteis de organização, cálculo e até mesmo relações pessoais.

Para os preparativos, trouxeram de casa embalagens vazias de diversos produtos e confeccionaram etiquetas com preços. Depois selecionaram e organizaram toda a mercadoria nas mesas da classe, como se fossem as prateleiras da loja. Então começaram a atividade.

Cada aluno tinha em mãos cédulas e moedas. Alguns eram os caixas e outros os compradores. Para tornar o ambiente ainda mais real, alguns alunos trouxeram de casa máquinas registradoras de brinquedo, que foram usadas como objeto cenográfico.

Um dos objetivos era observar o modo como os alunos resolvem as operações aritméticas por meio de cálculos mentais. Por isso, ao longo da atividade, diversas situações foram propostas, tais como comprar três produtos utilizando apenas uma cédula de 5 reais para receber troco ou comprar dois produtos e pagar com moedas exatas, sem receber devolução de troco.

Confiram o registro fotográfico feito pela professora Cristiane Dib