A primeira aula de introdução à fração da professora Meire Pereira (4°D) começou com a retomada da aula sobre ângulos em que os alunos fizeram giros (de um quarto, dois quartos de voltas) utilizando uma corda e um círculo marcado no chão.

Na parte prática da aula proposta para o dia, os alunos foram divididos em grupos e receberam duas folha (uma retangular e uma em forma de círculo) e foram desafiados a fazer divisões em partes iguais e sem sobras, tendo em vista que cada integrante deveria ficar com uma parte. A roda de conversa foi importante, pois os alunos comentaram sobre os desafios e como poderiam executar as tarefas usando algarismos.

Curiosos, perguntaram quando iriam aprender sobre as frações, se na aula seguinte ou depois. Perceberam então que a atividade de giros foi, de certa forma, o início dos estudos do tema. E no final aula, uma surpresa interessante e literalmente gostosa: com barras de chocolate representaram as frações solicitadas e depois se “lambuzaram” comendo o delicioso doce, comprovando que a aula de Matemática, na prática, pode ser muito gostosa!

2013_10_matematica