“Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Fugiu pro mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Foi buscar o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê o galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Foi rezar a missa.
Cadê a missa?
Está no altar.
Cadê o altar?
Está na igreja.
Como é que se vai para a igreja?
Por aqui, por aqui, por aqui…”

Parlendas são versos de cinco ou seis sílabas recitados para entreter, acalmar ou divertir as crianças ou para escolher quem deve iniciar determinado jogo ou aqueles que devem tomar parte em determinada brincadeira.

Esta foi a parlenda utilizada pelo jardim II para desenvolver o comportamento escritor.A partir desta parlenda foi gerada uma palavra-chave. E a partir da palavra-chave foram realizadas distintas atividades para que os alunos pudessem desenvolver a construção do pensamento em relação à linguagem escrita. Eles também criaram uma gravação, confira!