Jovens aventureiros dos 4º anos exploram diversos cenários ambientais e culturais do Parque Caminhos do Mar. As professoras Thaís, Marcília, Sonia, Ana Paula e Rosália nos contam como foi esse estudo.

“O primeiro ponto de parada foi a Casa de Visitas do Alto da Serra, que era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão (Usina Henry Borden).

Passando a fronteira de São Bernardo e Cubatão, finalmente entramos na estrada. O passeio foi feito por via asfaltada e foram 9 km de caminhada. Nossos aventureiros estavam dispostos a explorar esse longo caminho e escutar muitas histórias!

caminhos do mar 2017

Fizeram uma parada no Pouso de Paranapiacaba que era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem de Santos a São Paulo. Nas paredes, azulejos brasileiros e um painel com o mapa rodoviário do Estado de São Paulo.

Conheceram o Rancho da Maioridade, que servia como ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos. Pausa para repor as energias e admirar a bela paisagem.  

A próxima parada foi no Padrão do Lorena do Parque Caminhos do Mar, que possui um lindo painel de azulejos com cenas do século XVIII com tropeiros e mulas carregando mercadorias. 

Outra visita que realizamos foi ao Museu de Pesca, que tem finalidades culturais e objetiva a divulgação de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada para a exploração racional de recursos marinhos e de águas continentais. O acervo do Museu de Pesca é composto por exemplares de diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos, conchas de moluscos, areias… além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica, obras artísticas etc. Os alunos ficaram encantados, com uma das principais atrações que era um imponente esqueleto de baleia.

Enfim, uma viagem neste vasto patrimônio ambiental e cultural que com certeza ficou registrada na memória desses incríveis aventureiros. Confira alguns desses momentos, aqui.