museu dançanteA visita ao Museu de Arte Moderna (MAM) é parte importante nos trabalhos iniciais do 1o ano do Ensino Médio. A relação presencial com a obra de arte é ponto de partida para os estudos de arte. Estamos neste momento com foco na percepção, habilidade fundamental no desenvolvimento da produção artística e também no Estudo do Meio. Sobre isso, o artista Matisse escreveu: ‘É um primeiro passo para a criação ver-se cada coisa em sua verdade’.

Os trabalhos de leitura das obras de arte no Ensino Médio começaram a alcançar melhores resultados com a inclusão da disciplina Música, que estabeleceu uma relação do tipo corpo e alma. Foi como no Modernismo com o próprio Matisse, Picasso e outros artistas que buscavam essa relação entre música e artes visuais. Uma relação de harmonia, composição, tonalidade.

À partir desse contexto, as disciplinas de Artes e Música estabeleceram esse trabalho de percepção sonora da obra de arte. Em um exemplo, os alunos visitaram as exposições Manabu Mabe e Museu Dançante no MAM, quando escolheram uma obra e  fizeram um registro fotográfico com os celulares. Em sala de aula, com a orientação da professora de Música, criaram gravuras e sequências sonoras, traduzindo a obra de artes visuais segundo seus próprios pontos de vista.

Acácio Arouche – Professor de Artes do Ensino Médio