Educação Infantil e 1º ano do ensino fundamental participam de formação

O uso de tecnologias e distintas linguagens digitais são uma realidade no Centro Educacional Pioneiro. O melhor aproveitamento pedagógico com o uso dessas ferramentas depende muito da formação de qualidade oferecida aos profissionais.

A última reunião pedagógica da educação infantil e 1º anos do ensino fundamental I foi reservada a reflexão coletiva e colaborativa sobre o planejamento para o uso dos tablets em sala de aula, uma intervenção em parceria com o departamento de Tecnologia Educacional.

A formação foi pautada em duas fases, a primeira foi a descoberta do dispositivo, seu manuseio e particularidades. Para a segunda fase, foi preparada uma dinâmica baseada na abordagem do Design Thinking para responder ao desafio: “como planejar aulas com o uso de tablets na educação Infantil e 1º ano do ensino fundamental I ?”

A abordagem do Design Thinking (DT) é relativamente nova no Brasil e tem sido utilizada em distintas áreas do conhecimento. O DT para a construção de projetos educacionais vem ganhando espaço no Brasil desde que o Instituto Educadigital anunciou o remix de um material desenvolvido por uma reconhecida consultoria de inovação, a americana IDEO.

O DT é uma nova maneira de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas. É um processo intencional para chegar ao novo, a soluções criativas e criar impacto positivo.

A equipe pedagógica do Pioneiro, sempre em consonância com o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e abordagens inovadoras classificou o momento de formação como um sucesso. As docentes, colaborativamente, definiram pontos essenciais para estarem presentes no planejamento que estão em consonância com um trabalho reflexivo e com o currículo escolar.

As primeiras experimentações em sala de aula ocorrerão durante o mês de abril.