Descobrindo o cativante mundo da leitura

20 de agosto de 2013

“No maternal, ao trabalhar a leitura de livros em diferentes momentos de nossa rotina, desenvolvemos com o grupo a aquisição da linguagem falada como constituinte do pensamento e como expressão de sentimentos, emoções, ética e diversidade. As crianças são leitoras quando atribuem significado ao texto escrito, ouvem a leitura feita pelo professor ou quando realizam leituras espontâneas cujo texto memorizaram anteriormente.

Quando os leio repetidas vezes em sala é porque as crianças pequenas gostam da repetição. Isto as faz antecipar os acontecimentos, dando a elas uma segurança que traz um sentimento de aconchego.

Ao iniciar uma leitura, mostro a capa do livro, leio os nomes do autor e do ilustrador e falo qual é a editora para que todos do grupo se apropriem de conhecimentos importantes para um futuro leitor. As crianças, apesar de pequenas, começam a interagir com a obra e com seu autor ao ter contato com essas informações.

Tudo isto as aproxima de saber que os livros têm uma história e que foram elaborados com muito carinho e dedicação, e que devem ser folheados com cuidado, não devendo ser amassados ou rasgados, e que devem tomar conta deles como objetos importantes e que gostam muito.”

Professora Simone Rosalin Maresca – Maternal A

Olhando esta foto alguém duvida que o momento é mágico?

2013_08_simonematernal

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn