Crianças participam da Operação Caracol

12 de março de 2014

Há três anos uma tragédia no Japão causou tristeza mundial. Um terremoto e um tsunami devastaram grande parte do país, deixando um número imenso de vítimas. Comovidos com o fato, a estilista Junko Koshino e o artista plástico Go Yayanagi resoveram tratar o tema em uma exposição que realizaram em conjunto e que trouxeram para o Brasil.

Nela, a dupla incluiu uma espécie de “contribuição coletiva”: crianças japonesas e brasileiras que residem no Japão foram convidadas a participar do projeto “Arte Caracol”. Nesta ação, cartolinas cortadas em forma de caracol foram distribuídas para as crianças, que puderam desenhar livremente sobre elas, representando a amizade entre os dois países. Um trabalho que também buscou suavizar as dificuldades que as crianças enfrentaram para recuperar a rotina.

Essas crianças residem nas cidades afetadas, na região leste do Japão. Ainda hoje sentem as consequências da catástrofe que atingiu suas vidas. Seus desenhos com esperanças de um mundo melhor, onde elas possam brincar livremente, são parte desta exposição, intitulada “Opa! Uma Alegre Revelação”, em exibição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (só até o dia 16 de março de 2014).

Agora é a vez das crianças brasileiras retribuirem a gentileza. E o Pioneiro foi uma das três entidades escolhidas para a criação de mensagens de apoio às vítimas da catástrofe, também na forma de arte nos caracóis de papelão. Assim, no dia 11 de março cerca de 200 alunos do Maternal ao 1° ano do Ensino Fundamental se reuniram na quadra da escola em dois horários para produzir os desenhos, que serão levados ao Japão pelo Consulado Geral.

A atividade contou com a participação do produtor do projeto aqui no Brasil Jo Takahashi (diretor da Do Cultural) e também de dois importantes apoiadores: João Figueiró (fundador do Instituto Zero a Seis) e Carla Taba (CEO da empresa Invel).

Até o dia 16 de março a exposição “Opa! Uma Alegre Revelação” está no Instituto Tomie Ohtake.
Rua Coropés, 88 – Pinheiros – Telefone: 2245-1900. Mais informações aqui.

Veja alguns momentos da atividade aqui na escola

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn