Conhecendo os dinossauros

19 de junho de 2015

O projeto “Conhecendo os dinossauros” foi elaborado com o objetivo mostrar aos alunos um pouco da história e características, diferenças e semelhanças desses animais viveram no nosso planeta há milhões de anos, antes do surgimento da espécie humana.

Para uma melhor compreensão da linha do tempo em que os fatos ocorreram, os alunos do 1º ano C assistiram a um vídeo explicativo na sala de áudio sobre o surgimento dos dinossauros e a divisão do planeta (a animação Dinossauros – Os maiores animais de todos os tempos).

linhatempoDepois, lemos um texto informativo e os alunos foram divididos em três grupos, sendo que cada grupo pesquisou em livros trazidos de casa, escreveu as informações mais importantes e fez um desenho sobre os períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Durante a confecção dos cartazes, discutimos sobre as características do nosso planeta em cada período: continentes, mares, rios, florestas, outras espécies, clima e a multiplicação dos dinossauros.

Os alunos fizeram uma pequena apresentação para a classe sobre o que aprenderam, tornando a atividade mais significativa e possibilitando que todos falassem e explicassem, da forma que entenderam, um pouco da história dos dinossauros.

Encerramos a atividade em roda, discutindo também sobre o que existia antes dos dinossauros e em que época surgiram os seres humanos.

O empenho das crianças foi grande e o entrosamento entre eles foi maravilhoso. Cada qual com uma função dentro do grupo, tomando decisões e utilizando as trocas a favor do conhecimento.

Professora Carla Figueira- 1º ano C.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn