Confesso que quando resolvemos trabalhar sobre o tema “Viagem ao Universo” pensei que seria um assunto muito complexo para desenvolver com essa turminha do primeiro ano.

Começamos o trabalho com uma pesquisa, que deveria ser feita com a colaboração dos pais em casa, e assim iniciamos nossas descobertas! Tenho muito a agradecer pelo envolvimento de todos e deixo aqui o meu relato do quanto essa parceria foi produtiva.

Começaram a surgir cartazes, maquetes, revistas, livros e muitos comentários feitos pelas crianças a respeito dos diversos assuntos que tratamos nessas aulas. Tivemos oportunidade de elaborar cartazes, realizar experiências, ver filmes, escutar músicas e fazer o estudo do meio no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Cien Tec). E parece que o tema não se esgota!

As pessoas que entram na nossa sala e se deparam com os materiais expostos se encantam e questionam o nosso trabalho. Mais do que depressa, as crianças em coro cantam a música que aprendemos sobre o sistema solar, que resume algumas de nossas aulas. E complementam com tantas informações que todos, sem exceção, dispensam alguns minutos para escutá-los.

Vivenciamos nestas fotos e no vídeo o exemplo do quanto o envolvimento de todos contagia nossos pequenos e futuros cidadãos na busca de novos conhecimentos!

Professora Ana Paula Netto Lopes – 1º Ano C.