O que eu mudaria na escola? Que soluções poderiam ajudar no aprendizado? Como tornar o ambiente escolar mais agradável e produtivo?

POP (10)

As respostas para estes questionamentos podem dar origem a ideias de melhoria para escola, propondo desafios e apresentando soluções ou mudanças necessárias na busca de alternativas e novidades.

Por isso realizamos na semana de 28 de março a 1º de abril a primeira fase da Pesquisa de Opinião Pioneiro, carinhosamente apelidada de POP. Trata-se de uma iniciativa na qual alunos, professores e funcionários poderão compartilhar suas ideias e mostrar muita criatividade, apontando propostas que possam ser adotadas na escola e colaborando para a melhoria do dia-a-dia da comunidade escolar. Participaram os alunos das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Nessa primeira etapa, uma urna foi instalada ao lado da cantina para receber as sugestões. O próximo passo será a tabulação dessa pesquisa, que fornecerá dados para um estudo de caso sobre o que seria viável. A expectativa é que surjam propostas para a criação de intervenções artísticas no ambiente escolar  e o desenvolvimento de invenções como construções, mobiliário e artefatos.

Lançamos o desafio para as turmas de 9º ano, que futuramente construirão os protótipos dos projetos vencedores. É uma forma de incentivar o aspecto pedagógico e de aprendizagem por meio da criatividade, proposta que tem sido adotada em nossos projetos educacionais.

Para auxiliá-los, já foram programadas duas oficinas para esse ano. Uma delas será sobre ferramentas digitais, como o uso do Scratch com Arduino e a outra com foco na bricolagem. Essas experiências devem estimulá-los a extravasar os conhecimentos técnicos aprendidos em sala com muita criatividade!

A divulgação dos projetos escolhidos na Pesquisa de Opinião Pioneiro será feita no final do mês de abril, em data a ser definida. Aguardem!