Colaborando com o trabalho de pesquisadora japonesa

20 de março de 2014

Treze alunos do Ensino Fundamental que frequentam as aulas extras de Língua Japonesa contribuíram para uma importante pesquisa educacional internacional. Trata-se do trabalho da professora Mieko Tsukamoto, da Universidade de Surugai (próximo de Osaka).

Os seus estudos são focados em mídias e baseados na filosofia de que cada criança tem dentro de si uma vivência e um universo cultural, e esses conhecimentos precisam ser levados em conta no seu desenvolvimento. Esse levantamento será muito útil em especial para os japoneses que precisam morar um tempo no exterior levando seus filhos e assim terão contato com outra língua.

Ela veio ao Brasil com o intuito de conseguir dados com alunos de algumas escolas brasileiras, já que aqui a diversidade cultural ocorre normalmente no dia a dia da população. No Japão é diferente, o contato com estrangeiros é algo relativamente recente.

A pesquisadora chegou à nossa escola por intermédio da professora Kayo Kinoshita, da Escola Japonesa de Jacareí, que a está auxiliando como tradutora e coordenadora das atividades aqui no Brasil.

No encontro com os alunos, Mieko apresentou um vídeo de animação em inglês e em japonês, com o objetivo de identificar a compreensão e memorização por imagens. Isso foi feito por meio da aplicação de um questionário em português.

Muito simpática, Mieko distribuiu alguns lápis que trouxe do Japão para os alunos, uma simbólica forma de agradecimento à gentil colaboração.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn