• Home
  • Notícias
  • Clubinho Truques e Trecos: espaço de criatividade e aprendizado

Clubinho Truques e Trecos: espaço de criatividade e aprendizado

20 de junho de 2017

A parceria entre a Tecnologia Educacional e o Período Integral Opcional começou há 7 anos e, nesse tempo, inúmeras ideias e projetos foram colocados em prática. Desse caldeirão de criatividade proporcionada pelo trabalho colaborativo junto aos estudantes e, inspirado na Rede Mão na Massa e no clube Duct Tape Network do MIT, surgiu o Clubinho do Opcional.

A ideia começou a ser esboçada no 2º semestre de 2016, pelas professoras Juara Salomão, coordenadora Período Integral Opcional e Elaine Sobreira da Tecnologia Educacional. Elas desejavam que a proposta do Clubinho tivesse a cara do Pioneiro. De acordo com a professora Elaine, “o ideal era criar um espaço criativo, onde os alunos pudessem realizar criações diversas, conforme a imaginação permitisse”.

Para atingir essa meta ambiciosa, o projeto nasce alicerçado na filosofia da Aprendizagem Criativa, que procura proporcionar momentos criativos baseada nos 4P da Aprendizagem Criativa criado por Mitchel Resnick:

4P APRENDIZAGEM CRIATIVA

A missão do Clubinho é propiciar momentos divertidos de criação, experimentação e convívio social.

Inspirados na espiral da aprendizagem criativa –imaginar, criar, experimentar, compartilhar, refletir–, em setembro de 2016 as atividades foram iniciadas. Os alunos participaram da escolha do nome do Clubinho, através de uma eleição em urna eletrônica. Entre 3 opções, optaram pelo nome “Truques e Trecos”.clubinho3Finalmente, em 25 de outubro de 2016, iniciaram-se os encontros e, atualmente, 4 turmas do Clubinho Truques e Trecos participam das aulas.

Acesse o site e verifique as produções dos alunos que participam do Clubinho!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn