• Home
  • Notícias
  • Alunos do PIO colocam Fundação Michie Akama na Wikipédia

Alunos do PIO colocam Fundação Michie Akama na Wikipédia

1 de dezembro de 2017

Enquanto aprendem a trabalhar colaborativamente, utilizando avançadas ferramentas digitais, jovens contribuem para preservar a memória da escola.

formaçao wikipedia 1Um projeto que começou no início do ano chega, agora, a uma etapa importante, em que o trabalho de alunos e professores do Pioneiro será literalmente divulgado para o mundo inteiro. É que a turma de 1º ano do ensino Médio vem construindo, desde março, o verbete da Fundação Michie Akama para publicação na enciclopédia multilíngue de licença livre Wikipédia. Mantida pela organização sem fins lucrativos Fundação Wikimedia, a enciclopédia on-line tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

Assim, sob orientação dos professores Carolina Vendramini, Andres Mendez e Débora Sebriam, os alunos começaram a pesquisar em variadas fontes, com o intuito de recolher a maior quantidade possível de dados sobre as origens da mantenedora do PIO. Eles reuniram documentos disponíveis, vasculharam a internet e se debruçaram sobre uma tese de mestrado escrita por Regina Akama, casada com o neto de dona Michie, Edson Akama.

Depois de levantar as informações, eles passaram à elaboração do texto-base sobre a Fundação. Esse texto foi feito de modo colaborativo, com participação de alunos, docentes e gestores da escola. Com a versão final aprovada, chegou a hora de botar a mão na massa para transformar o que até então era uma tarefa escolar em um dos mais de 25 milhões de artigos disponíveis na maior enciclopédia virtual disponível na internet, com conteúdos em cerca de 270 línguas e aproximadamente 500 milhões de acessos mensais.

A tarefa, não há dúvida, é estimulante! Mas “não é tão simples”, reconhecem os jovens encarregados de fazer sua primeira postagem wiki. Para ajudá-los nessa fase, o Pioneiro convidou um dos especialistas da área, Rodrigo Padula, representante da Wiki Educação Brasil – o braço educacional da Fundação Wikimedia no Brasil. Padula ministrou uma oficina para professores e alunos, durante a manhã do dia 30 de novembro. A iniciativa foi realizada em caráter voluntário, uma vez que a Fundação Wikimedia tem como missão difundir o conhecimento sobre a Wikipédia e formar wikipedistas em todos os países.

formaçao wikipedia 2

Além de dar uma visão geral do universo wiki, do funcionamento do software colaborativo e das questões que envolvem a produção digital de artigos com referências – como exigem as regras da enciclopédia virtual –, a oficina teve o objetivo de orientar a publicação do verbete da Fundação Michie Akama. Na parte prática, Padula auxiliou estudantes a criarem suas contas e explicou, passo a passo, regra por regra, como deve ser um artigo wiki bem feito, consistente e bem referenciado, de modo a ganhar a credibilidade da comunidade wiki.

“A área de Educação da Wikimedia entende que a produção de artigos por estudantes é uma forma não só de agregar conteúdos de qualidade, mas de levar esses jovens a exercer a cidadania digital. E é muito importante ter, em uma escola particular, professores que tenham essa visão do potencial das ferramentas digitais e que proporcionem a seus alunos uma oportunidade como essa, de vivenciar uma prática wiki no ensino médio. Em geral, fazemos essas oficinas para cursos de graduação. Esses meninos e meninas estão um passo à frente”, diz Padula.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn