• Home
  • Notícias
  • Alunos do Período Integral Opcional criam Robô Besouro

Alunos do Período Integral Opcional criam Robô Besouro

10 de novembro de 2014

O projeto deste ano do Período Integral Opcional resgatou os brinquedos e brincadeiras das crianças ao redor do mundo.

Partindo do Brasil, os nossos alunos pesquisaram e produziram vídeos sobre as brincadeiras indígenas para ensinar as regras do jogo às outras crianças. Seguimos então estudando as brincadeiras dos outros países.

Como finalização do projeto, voltamos a atenção para os brinquedos eletrônicos que despertam um grande interesse nas nossas crianças. A intenção não era apenas conhecer os brinquedos existentes, mas sim, despertar a criatividade e a capacidade de criação de tecnologias sustentáveis com a construção de brinquedos eletrônicos a partir de materiais reaproveitáveis e peças como motores, chaves e sensores de baixo custo.

Nosso primeiro brinquedo foi o Robô Beetlebot (robô besouro) construído colaborativamente e com a participação de todos na divisão de tarefas.

O Beetlebot é muito fácil de construir, você pode pesquisar vídeos tutoriais na internet ou verificar o tutorial produzido pela Escola do Futuro – USP, disponível em: http://pt.slideshare.net/acessasp/tutorial-beetlebot

Para construir o nosso Beetlebot seguimos a lista de material disponibilizada no tutorial acima. Como o modelo do nosso Microswitch era diferenciado do manual e para facilitar a ligação dos fios, fizemos uma ligação diferenciada que pode ser visualizada na imagem abaixo:

LIGAÇÃO BEETLEBOT

Crie você também o seu próprio brinquedo!

Em breve o Opcional divulgará um outro brinquedo que pode ser facilmente construído.

Professora Elaine Rocha Sobreira – Tecnologia Educacional

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn