Alunos criam games sobre biomas brasileiros

5 de março de 2015

biomas brasileirosA partir de uma proposta curricular de Ciências que previa o estudo dos Biomas Brasileiros, estruturamos uma atividade motivadora e criativa para desenvolver o tema entre os alunos que então cursavam o 4º ano do ensino Fundamental (o trabalho foi proposto no 3º trimestre de 2014).

Assim, por meio de uma WebQuest (metodologia direcionada de pesquisa), os jovens realizaram pesquisas em sites com conteúdo confiável e com informações relevantes para a produção de um jogo de percurso sobre os biomas, sendo os temas divididos entre as diferentes turmas.

Após a pesquisa e a produção dos conteúdos necessários, os alunos programaram os games utilizando o ambiente de programação Scratch.

A Webquest “Biomas Brasileiros” está disponível no repositório Pioneiro Digital, sendo permitida a sua reutilização. Algumas imagens ilustrativas não são de acesso livre, mas foram utilizadas apenas para fins educacionais.

Para conhecer o jogo “Biomas Brasileiros” completo acesse: scratch.mit.edu/projects/47807136. Nesta versão o próprio jogador move os pinos do jogo.

Temos também a versão automatizada na qual os pinos são movidos automaticamente após o jogador arremessar o dado ou sortear as cartas do jogo, seguindo os comandos dados no decorrer do jogo. Para conhecer acesse: scratch.mit.edu/projects/49506902

No estúdio Biomas: scratch.mit.edu/studios/702576 você terá a oportunidade de conhecer a contribuição de cada dupla de alunos para a construção do jogo completo. Prestigie nosso trabalho e deixe comentários sobre nossas produções.

Elaine Rocha Sobreira – Tecnologia Educacional

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn