Em uma experiência única e imperdível, dez alunos de nossa escola foram escolhidos para visitar o navio oceanográfico japonês Yokosuka e conhecer o submersível de pesquisa Shinkai 6500, em sua breve passagem pelo Porto de Santos.

O convite veio do consulado do Japão, que ofereceu a oportunidade para um seleto número de visitantes e reservou dez destas vagas para nós. Depois de muita comemoração, veio uma dúvida: quem seriam os eleitos?

Para sermos justos e democráticos, lançamos o convite para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e resolvemos que os interessados passariam por uma espécie de concurso, cujo critério de avaliação seria uma carta dizendo por que deveriam ser os escolhidos.

O resultado foi surpreendente e as justificativas encantaram a comissão julgadora. E os dez sortudos certamente tiveram um sábado inesquecível. A visita foi no dia 25 de maio, com o acompanhamento do coordenador pedagógico Durval Barbosa Alves Ferreira Filho e da professora de português Thais Morgato.

O grupo foi recebido pela tripulação e conduzido por um passeio pelo navio, ouvindo atentamente as explicações dos oficiais e dos pesquisadores. A princípio os jovens exploraram a cabine de controle. Depois descobriram outros ambientes até chegar à parte traseira da embarcação, onde fica o submarino de pesquisa e o guindaste que o coloca em operação.

Esta viagem do navio foi batizada de QUELLE (sigla para Quest for the limit of life – Busca pelos limites da vida) e também significa “raízes” ou “origem” em alemão. Terá a duração de um ano, com uma volta ao mundo para realizar pesquisas em ambientes extremos em águas profundas.

2013_05_sub12

Mas esta história será contada em breve pelos jovens desbravadores, que terão como missão transmitir a experiência para os colegas em um projeto de comunicação que desenvolverão ao longo das próximas semanas. E que terá espaço também aqui no site e nas redes sociais.

Aguardem!

Por enquanto confiram esta galeria de imagens…

2013_05_sub3

2013_05_sub11

2013_05_sub4

2013_05_sub5

2013_05_sub6

2013_05_sub7

2013_05_sub8

2013_05_sub9

2013_05_sub10

2013_05_sub2