Na área de Língua Portuguesa, além das correções, reescritas e notas, buscamos sentidos reais para os textos trabalhados em sala de aula (como o espaço Escritor Pioneiro).

Nas primeiras semanas de março entramos no processo para participar do 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido internacionalmente pela União Postal Universal e no Brasil coordenado pelos Correios. O concurso tem como objetivo o incentivo às relações internacionais e o desenvolvimento das habilidades de criatividade escrita. Neste ano, o tema foi “o mundo onde gostaria de crescer”.

concursoredacao2

A primeira fase do evento foi interna. Cada turma do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio teve de um a dois textos selecionados pelos professores de Redação. A partir de então, uma comissão formada por outros educadores selecionou duas cartas para representar a escola, como determina o regulamento.

Foram duas escolhas muito difíceis, já que as produções foram excelentes. Tanto que na Mostra Cultural teremos um espaço dedicado a este trabalho.

Motivadores deste nível são muito interessantes para a percepção do envolvimento e criatividade dos participantes. Com o tema proposto, reafirmamos a preocupação com a atual situação de nossa injusta realidade, buscando soluções ideais, sonhadoras e possíveis.

É muito bom saber que ainda há esperança e que nossos estudantes fazem parte da mudança. Por mais clichê que possa parecer, por participar, todos nós ganhamos.

O resultado da etapa estadual sai no dia 9 de abril e da etapa nacional no dia 22 de abril. Vamos torcer por nossas alunas concorrentes!

Leiam as duas redações selecionadas aqui:

Fernanda Thiemy Ishida – 8ºano A

Tayná Koga Morishita – 8º ano C