Pioneiro recebe educadoras e avança em questões relevantes sobre o ensino de literatura na formação dos professores 

A missão de formar “leitores literários” é uma busca constante da equipe do PIO. Pensando em avançar ainda mais nesse tema, o Pioneiro recebeu esta semana as educadoras Ana Carolina Carvalho e Josca Ailine Baroukh, especialistas na formação de professores e autoras do livro: “Ler antes de saber ler: Oito mitos escolares sobre a leitura literária”, para um bate-papo com os professores e coordenadoras do Infantil, Fundamental I e II.

Na conversa, as autoras abordam os desafios e caminhos para fortalecer e qualificar as práticas voltadas para a leitura literária, seja na escola ou fora dela. Elas também revelam mitos para a seleção de um bom livro, de um bom autor e de uma boa narrativa…  Quais obras são mais indicadas para quais idade? Quais assuntos devem ser explorados e quais devemos “poupar” nossas crianças?

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I, Catia C. Gaspar Hashimoto, a leitura literária dá ao aluno condições de compreender claramente os textos. A partir dela, os alunos trabalham cognitivamente na construção de múltiplos sentidos e estabelecem relações de diferentes ordens sobre o que está sendo lido e assuntos vistos em outros contextos. Também identificam as informações explícitas e implícitas relacionando-as a seus efeitos no texto e desenvolvem o poder de argumentação.

Com isso, o Pioneiro se coloca na vanguarda de um debate extremamente importante: colocar os professores para refletir sobre a importância da leitura literária e os caminhos para que isso ocorra de maneira precisa e duradoura na escola.  É o Pio investindo na formação docente!