Alunos do terceiro ano expõem a importância das memórias na construção do presente e as incertezas sobre o futuro em duas instalações no Pioneiro

Eles estão em uma fase decisiva da vida escolar, prestes a concluir o ensino básico e iniciar uma nova etapa acadêmica. Para aliviar – e organizar – o turbilhão de emoções, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio foram convidados a refletir sobre a vida escolar e colocar para fora os medos e as inseguranças naturais desse momento de transição.

A turma usou a arte para materializar o medo do desconhecido, as incertezas que rondam a escolha da profissão e a gratidão pelas amizades que construíram ao longo de anos (às vezes mais de uma década) na escola. O resultado foram duas instalações incríveis e repletas de simbologia com o tema: “O que eu levo e o que eu deixo do Pioneiro…”

Ao entrar em uma das salas, o visitante é recebido por um sofá repleto de espinhos, que representa o fim da zona de conforto e o desafio de um mundo novo. Afinal, o espaço acolhedor da escola está prestes a virar página do passado. E algo novo está por vir.

A referência à passagem do tempo é um dos destaques da obra dos alunos: o passado está em todo lugar, em objetos guardados em uma estante de madeira, na caixa de memórias (foto abaixo) e em livros empilhados. O presente é representado pelo tic-tac do relógio, pelos murais da parede e, especialmente, pela imensidão de dados que não cabem nas curtas horas do dia. Já o futuro é anunciado pelo aviso de “cuidado, perigo”, afinal, todos eles sabem que o futuro bate à porta – e que estão prestes a entrar em um terreno desconhecido.

IMG_5632

No contraste da sala repleta de guarda-chuvas (abaixo), que simboliza a proteção que sempre tiveram, e das bexigas cheias de memórias, é possível perceber o desejo de que tudo aquilo que se construiu é grande o suficiente para impulsioná-los no caminho certo e na direção de um futuro promissor.

IMG_5701

A instalação foi apresentada aos pais no dia 26 de maio e, nos dias seguintes, aos demais alunos e professores. Na próxima quarta, a apresentação será feita à Diretoria Executiva.