fique-ligado

Perguntas Frequentes

1. O uso do uniforme é obrigatório?
Para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental há obrigatoriedade do uso do uniforme completo, que consiste em agasalho, calça ou bermuda e camiseta, todos contendo o emblema da escola.  Chinelos, sandálias, chuteiras com cra­vo ou outros tipos de calçados não são adequados, pois podem comprometer a segurança do aluno.

Obs.: Os alunos do Ensino Médio devem seguir orientações específicas sobre o ves­tuário adequado para as práticas escolares.

2. Posso ficar na escola no período contrário ao que estudo?
Depende. Se o aluno tiver atividades (recuperações, provas de 2ª chamada ou outra atividade previamente combinada) poderá ficar na escola no período contrário, porém é necessária uma autorização feita pelos responsáveis para essas atividades.

3. Como fazer quando outra pessoa for retirar meu (minha) filho (a)?
O responsável poderá avisar pela agenda escolar ou por e-mail (assistdiretoria@pioneiro.g12.br); caso seja uma emergência, poderá ser por telefone.

4. Como poderei autorizar meu (minha) filho (a) a sair da escola desacompanhado(a)?
A autorização deve ser uma declaração de próprio punho ou por email, enviada à escola.

5. Esqueci minha carteirinha, tenho autorização para sair desacompanhado (a). O que devo fazer?
Em caso de esquecimento, o responsável poderá solicitar a autorização via agenda, por telefone ou por email. Em caso de perda da carteirinha, será necessário solicitar 2ª via da mesma, diretamente na secretaria da escola.

6. Para onde vão os objetos perdidos?
Roupas, livros, lancheiras, materais escolares e outros objetos encontrados pela escola, vão para uma mesa em frente à enfermaria (setor “achados e perdidos”).

Objetos mais delicados ou valiosos, quando achados, vão para a sala das Assistentes de Direção.

7. O uso da carteirinha com selo de autorização de saída desacompanhado (a) é obrigatório?
Sim, é a identificação do aluno.

8. Preciso sair mais cedo. Como devo fazer?
O responsável deverá avisar via agenda escolar, para alunos do Infantil até 7º anos. Alunos de 8º anos até o Ensino Médio, através de um bilhete ou email.

9. Posso chegar atrasado (a)?
O aluno terá 10 minutos de tolerância para entrar em sala de aula, a partir do horário de início das aulas. Ressaltamos a importância da pontualidade para o acompanhamento das atividades. Após o limite de tolerância, o aluno deverá se dirigir à re­cepção para receber a autorização de entrada. Após o registro do atraso, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I serão encaminhados à sala de aula. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio entrarão em sala no início da aula subsequente ao atraso. Na aula não frequentada será computada a ausência. Atenção: os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, só poderão entrar até a 2ª aula do dia, com exceção dos atrasos justificados antecipadamente, por motivo de consultas médicas.

10. Esqueci meu material (lanche, livro, óculos, aparelho dentário, trabalho escolar, objetos para fazer trabalho na escola…) em casa, e agora?
Não temos o hábito de entregar pertences dos alunos em sala de aula. Essa medida tem como objetivo trabalhar a responsabilidade dos alunos, que devem se habituar a organizar suas coisas, e evitar a interrupção das aulas. Mas aí vão as dicas:

  • Tudo o que for trazido de casa ficará em uma mesa próxima à enfermaria, de­vidamente identificado, e o próprio dono deverá buscar.
  • Quando um aluno da Educação Infantil ou do Fundamental I avisar à sua profes­sora sobre o esquecimento, ela o orientará a verificar se foi trazido de casa. Os alunos da Educação Infantil serão acompanhados até o local.
  • Ao notar que um aluno está sem seu lanche, as professoras da Educação Infan­til ou do Fundamental I irão orientá-lo a verificar se alguém o trouxe posteriormen­te. Caso o lanche não esteja na mesa, ele será encaminhado à cantina onde fará a escolha de um alimento e receberá um vale para ser pago no próximo dia de aula.
  • Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio serão orientados a verificar a mesa sempre que esquecerem algo.