Cínthia Ayumi Fukuma – 6B – 2016

Na cidade de Londres, o balconista Manfred Maloney foi encontrado morto em uma charutaria com uma poça d´água, um jornal enrolado e com um pacote de cigarros escrito “Erin” em sangue ao seu lado. Assim quatro detetives da Scotland Yard foram investigar. Eles são: Laranja, Roxo, Amarelo e Azul. Mas só vamos contar sobre o Laranja.

Sabia-se que em cada lugar da cidade (menos na casa de Sherlock Holmes) havia uma pista. As investigações partiram da casa de Holmes, e as opções eram o museu, o bar, a farmácia, a casa de penhores, o teatro, as docas, a livraria, o chaveiro, o hotel o parque, a charutaria, a estação de carruagens, o bando e a sede da Scotland Yard. Laranja partiu para o museu.

Lá descobriu uma pista sobre o motivo da chantagem: “atuam, fazem”. Mas não entendeu muito bem. Depois foi à livraria. Descobriu que nome verdadeiro do inspetor Alfred Collins era Donald Hobson. Chegou ao chaveiro e soube que a arma usada derreteu. Depois seguiu ao hotel. Lá soube que Collins tinha sido do exército, mas foi expulso por maus tratos. Foi à charutaria e viu uma foto de Maloney segurando um cachimbo com a mão esquerda, portanto era canhoto. Seguiu para o parque. Soube que há aproximadamente 20 anos Maloney e Collins foram soldados do exército britânico. Seguiu para o teatro e descobriu que a atriz Erin Mc. estava se preparando para a peça “A Submissão da Bruxa”. Depois foi ao banco, onde havia uma pista de duas partes. e uma era “mulher pedante que torra a paciência”. Foi à farmácia e soube que Maloney tinha um documento do passado de Hobson que o deixaria em má situação. Logo foi ao bar e descobriu que ex-integrantes do Erse Kerners mudam seus nomes. Seguiu para a Scotland Yard e soube que o assassino “é aquele que dá assistência”. Foi às docas e encontrou uma pista da arma que era “após o F”. Então segui para a estação de carruagens e soube que a arma tinha formato de um chapéu de bruxa.

No fim, os quatro detetives se reuniram para conversar sobre o crime. Obtiveram um resultado, chegaram à conclusão de que Donald Hobson havia matado Maloney com um cone de gelo, porque ninguém desconfiava de que ele havia sido do exército e expulso, e Manfred queria entregá-lo. Assim, para manter seu segredo, matou Maloney.

___
Descrição da atividade

Os alunos dos sextos e sétimos anos da Oficina Literária encontram histórias em todo lugar! E com jogos de mistério não foi diferente. Impulsionados inicialmente pelo contato com a produção literária e cinematográfica Jumanji, eles iniciaram uma jornada rumo ao universo do fantástico e do misterioso. Em seguimento a essa fase, eles puderam desfrutar de jogos de tabuleiro, entre eles Detetive, Clue e Scotland Yard. Depois de jogar, a proposta da aula foi elaborar um texto com o mistério vivenciado na brincadeira. Vale a pena ressaltar que escrever uma narrativa de mistério não é das tarefas mais simples, pois os textos devem ser bem “amarrados”, com início, meio e fim, e ainda com suspense!