No dia 13 de junho ocorreu a tradicional festa junina do Centro Educacional pioneiro. A festa reúne pais, alunos e ex-alunos, e conta com brindes, danças típicas, uma grande variedade de comidas e uma linda e colorida decoração.

A arrecadação de brindes ocorre com a participação dos alunos do Fundamental I e II. A arrecadação é feita com uma disputa entre classes, que é marcada em um placar. Nesse ano a vitória foi do 4ºA e 3ºC, que ganharam como prêmio um passeio.

Nas danças da festa junina, participam desde o infantil até o Ensino Médio. Também se apresentam alguns ex-alunos do Pioneiro. Neste ano, o 2º ano do Fundamental I, o 9º ano e o Ensino Médio dançam a tradicional quadrilha e as turmas do Fundamental II optam por danças country. Dessa forma as danças são apresentadas, trazendo alegria para a festa.

De acordo com o professor Renato Luginick, os alunos do Ensino Fundamental I e Infantil capricharam e se esforçaram muito para fazer os enfeites que decoraram cada barraca, deixando-as mais bonitas e alegres.

Os professores Renato Luginick e Luciana Vanucci, entre outros, convidam os alunos do Fundamental II para ajudar nas barracas.

Os alunos do 9º ano e do Ensino Médio vendem comidas para arrecadar verbas para a formatura. O 2º ano do Ensino Médio trabalha para arrecadação de fundos para a instituição Kibo-no-Iê, que abriga pessoas com deficiência. Segundo os alunos dos nonos anos que trabalham, os fundos arrecadados serão utilizados para realização de duas viagens: para o Nosso Recanto e para Paraty. Já o terceiro ano do Ensino Médio vende bebidas arrecadadas em campanha por toda a escola, para custear viagem a Itacaré, na Bahia.

Portanto, sabe-se que toda a comunidade escolar ajuda o máximo que pode na realização da Festa Junina, o que faz com que os laços dessa comunidade se estreitem, trazendo, assim, sentimentos como felicidade, dever cumprido, orgulho, satisfação e ternura.

Texto coletivo escrito pelos alunos da Oficina Literária –  Grupo com jovens das turmas de 6º e 7º anos.

Redação_festajunina