Maurício Caires Brito, Silvia Emi Yamazaki, Fernanda Evaristo Cavalcante e Valter Rui Barletta Júnior.
Equipe de Educação Física

inst-16-600x300

As atividades físicas são incontestavelmente relevantes por serem necessárias para compensar alguns dos efeitos nocivos provocados pelo modo de viver da sociedade moderna, que muitas vezes tende ao sedentarismo. Este estilo de vida não é exclusividade dos adultos, abrange fortemente crianças e adolescentes, que realizam cada vez menos atividades físicas no seu dia a dia, não conseguindo incorporar informações, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam adotar hábitos saudáveis.

Com a Educação Física, visamos a formação intelectual e física dos nossos alunos, o preparo para o trabalho, a cidadania e o entendimento de uma vida ativa como fator de bem-estar, reforçando as boas condutas de alimentação e de higiene e também a compreensão do que é o corpo, de como este se movimenta e de como se expressa e se relaciona na sociedade.

É fundamental que a Educação Física esteja em harmonia com a educação escolar, promovendo conteúdos agradáveis, interessantes e atuais. Os esportes, a dança, a ginástica e diversas informações trabalhadas em textos, apostilas e recursos da informática são alguns dos meios que usamos para atingir nossos objetivos.

O planejamento da Educação Física no Centro Educacional Pioneiro é centrado no desenvolvimento das capacidades físicas (como resistência, velocidade, agilidade, força e equilíbrio) e também das destrezas motoras (como correr, saltar, driblar, lançar, receber e rebater).

Todas as nossas ações em aula respeitam as características físicas, intelectuais e emocionais da cada faixa etária e seguem uma sequência cronológica, na qual o nosso aluno tem condições de adquirir uma excelente bagagem motora na trajetória que se inicia na Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Assim todos os alunos desenvolvem suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

Um dos termômetros de avaliação da importância desta disciplina é a realização do Torneio das Cores, competição interna que gera muitas expectativas e que nos meses de outubro e novembro torna possível a aplicação de todo o conteúdo trabalhado no ano. Ao participar deste campeonato, o aluno tem a possibilidade de usar os conhecimentos práticos adquiridos, vivenciando as situações de serem técnicos, montando suas estratégias e escalando as equipes, além da tomada de decisões e resoluções de problemas. Na situação de torcedores, incentivam e respeitam seus colegas.

Para nós professores, é uma satisfação acompanhar nossos alunos ao longo do ano, analisando o desenvolvimento nas aulas e a dedicação fora delas. Isso nos faz acreditar que realmente estamos conscientizando-os da importância da prática esportiva e de todos os benefícios que ela proporciona, não apenas para eles, mas para toda a sociedade em que vivem, pois estes jovens são os mais eficientes agentes disseminadores deste estilo de vida saudável!